quarta-feira, 1 de julho de 2009

OS MEUS 19 ANOS

Esta é a minha imagem quando fui para a tropa...
E tem uma História que um dia, já eu tinha vindo do Ultramar me contaram.
Esta foto foi feuta por um fotografo que existia na Rua D. Afono Henriques, perto da Areosa.
Em frente existia um pronto a vestir, a dona Eugénia, dona do estabelecimento, sempre que vinha á porta obrigatóriamente olhava a minha foto, exposta que estava na montra do Senhor Salvador, dono da casa de fotografia com o mesmo nome.
A Senhora chorava sempre que me via, porque o seu filho, una anos mais velho que eu, segundo ela eramos parecidos e a senhora tinha dificuldade em olhar para mim e recordar o filho que estava em Moçambique a cumprir serviço Militar Obrigatório.
Um dia num casamento de um casal amigo falamos, ela não me reconheceu por motivos obvios mas eu dei-me a conhecer e ainda nessa altura a Senhora se agarrou a mim a chorar passados tantos anos, dizia-me ela;
Se você imagina-se o que me fez chorar à uns anos?
Incrédulo eu perguntei porquê?
Que mal lhe fiz para que tal acontece-se?
A D. Eugénia contou-me o seu segredo...
O segredo de uma Mãe, igual a tantas outras que sofreu a ausência de um filho que mandaram para a Guerra defender o que não tinha defesa.
Soube à dias que a D. Eugénia ( A GENINHA COMO ERA CONHECIDA) tinha falecido.
Nunca mais a voltei a ver, mas esteja onde estiver que esteja em paz,eu nunca esquecerei este episódio da minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário